O que está buscando?

Robótica

A robótica educacional é um programa de atividades práticas que ampliam o conhecimento científico e tecnológica, estimula a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolve habilidades para planejar, formular hipóteses, projetar, empreender, programar, produzir, construir, solucionar problemas, entre outras. Trata-se, uma educação científica e tecnológica mais abrangente, conhecida como “STEM education”, englobando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

No Sesi-SP, todos os estudantes do ensino básico têm a oportunidade aprender através da robótica. No ensino fundamental I há duas aulas semanais dedicadas aos conceitos iniciais da robótica em vivências com Kits básico de montagem, em complemento a isso, no quarto ano os estudantes passam a ter introdução à programação básica em blocos.

No ensino fundamental II é a hora de ampliar os conceitos aprendidos em montagem e programação, para isto, os estudantes constroem robôs autônomos, agora com a utilização de motores e sensores. Estes processos acontecem nas aulas de ciências e matemática, ou seja, os robôs traduzem na prática muitos conceitos teóricos trabalhados nestes componentes e expõem os alunos à novos métodos de resolução de problemas.

Já no ensino médio, os estudantes aprendem novas tecnologias, como o Arduino, e meios de programação mais complexos, aumentando sua gama de conhecimento e possibilidades para novas construções. Neste período, a robótica educacional é uma ferramenta importante no ensino de física para realizar experimentos práticos e aplicados, trabalhando com coleta de dados, criação de hipóteses e suas conclusões.

Além disso, desde 2009 os estudantes do Sesi-SP têm também a oportunidade de participar de torneios de robótica nacionais e internacionais, conquistando resultados expressivos, sendo campeão paulista com uma equipe do ensino médio, tetracampeão brasileiro e tricampeão internacional com equipes de alunos do ensino fundamental.

A conclusão de todo esse trabalho pode ser vista nas Feiras de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecem a cada dois anos em todas as unidades escolares do Sesi-SP. Durante as aulas os estudantes são expostos à problemas do cotidiano e propõem soluções inovadoras utilizando a tecnologia, estimulando a criatividade de todos e aplicando tudo que foi aprendido em robótica ao longo de sua vida escolar.

 

Leia também