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Programa SESI Esporte

Toda a metodologia está alicerçado em três pilares que se complementam

O programa SESI Esporte, com mais de 33 anos de história, promove formação e cultura esportiva. Tudo oferecido gratuitamente para crianças e jovens de 6 a 17 anos. A proposta é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo SESI-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Ao promover formação esportiva, o SESI-SP permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária. Ao difundir a cultura esportiva, a instituição permite que o aluno desenvolva uma relação na qual o esporte faça parte de sua vida, seja como praticante, espectador ou profissional.


 

 

 


 

História

O programa consolida-se hoje como a principal ação na área de iniciação e formação esportiva, tendo sido criado em 1991 com o nome de “Projeto Atleta do ano 2000”, em parceria com a Unicamp. Em 1996, com a abertura de parcerias com empresas, prefeituras, associações e ONGs, adotou uma nova nomenclatura, passando a se chamar Projeto Atleta do Futuro. Em 2002, passou por uma remodelação metodológica, contando, para isso, com a parceria científica dos acadêmicos da Universidade Estadual Paulista – Unesp, campus de Rio Claro, ganhando o nome de Programa SESI Atleta do Futuro. No ano de 2008 houve uma grande expansão de parcerias com indústrias e prefeituras municipais, e de 2010 até 2012 foi estruturada a transferência de tecnologia social da metodologia do programa para os demais departamentos regionais do SESI em parceria com o Departamento Nacional, disseminando a metodologia para todo o país. Em 2012, passou-se a utilizar a nomenclatura SESI-SP Atleta do Futuro. Atualmente, o programa passou a se chamar SESI Esporte, iniciativa quem engloba todas as etapas da formação esportiva, desde a iniciação, passando pelo aperfeiçoamento, até o desempenho esportivo.

 

Metodologia

O Programa SESI Esporte possui metodologia própria, compreendendo uma sequência de ensino cientificamente desenvolvida que considera as múltiplas possibilidades do esporte, a participação como um princípio (inclusão), a especialização em idade adequada, a diversificação de modalidades e o jogo como um recurso pedagógico importante. 
 

Toda a metodologia está alicerçado em três pilares que se complementam.

 

 

Pilar 1 - Participação da Família

Com a finalidade de promover a integração da família no programa, ações em aulas permanentes, eventos e reuniões de pais, buscam a participação plena da família no desenvolvimento e no acompanhamento do aluno.

Pilar 2 - Aulas, eventos e Avaliações

O 2º pilar procura envolver o aluno como um todo, observando, além do aspecto físico-motor, os aspectos afetivos e cognitivos, os quais poderão oferecer alguns parâmetros de desenvolvimento do aluno, a serem avaliados durante as aulas e em situações específicas ou em atividades extraclasse (atividades eventuais, festivais esportivos, encontros com a família etc.).

Pilar 3 - Marcadores Sociais no Esporte

O Programa SESI Esporte destaca-se por ser um programa esportivo com forte cunho social. Neste aspecto, questões que permeiam as práticas esportivas, por exemplo economia, ascensão social por meio do esporte, racismo, questões de gênero, sexualidade, habilidades motoras necessárias para a prática esportiva profissional e de lazer etc., eclodem a todo o momento nas aulas dos professores e são questões igualmente importantes, que contribuem sobremaneira para o alcance do objetivo do programa. 


Fases de desenvolvimento

São proporcionadas cinco fases de desenvolvimento de acordo com a faixa etária (em relação ao ano de nascimento), nomeadas a seguir:

 

6 a 8 anos - Fase Multiesportiva

Nesta fase, as aulas são realizadas por meio de jogos e brincadeiras, com o objetivo do desenvolvimento das diversas habilidades motoras, dos elementos da motricidade e da variabilidade de espaços e materiais.

Também são desenvolvidas as habilidades motoras de locomoção, manipulação e estabilidade. Assim como os elementos da motricidade lateralidade, motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal.

 

9 e 10 anos - Participação Pré-desportiva

Este nível de aprendizagem, ocorre por meio de jogos pré-desportivos, preocupando-se em dar continuidade ao desenvolvimento da fase anterior, ampliando o conhecimento básico e as vivências do maior número de modalidades esportivas. Para essa fase, é incentivada a participação em festivais esportivos. As atividades devem promover aos alunos o entendimento sobre a realização dos movimentos, sem a exigência de execução dentro de padrões rígidos, e sim de acordo com sua individualidade, contribuindo para que os alunos percebam melhor seus potenciais e limites, assim como os dos outros e sintam-se mais seguros e confiantes para aprender os gestos específicos da modalidade escolhida posteriormente.

Os jogos reduzidos, jogos pré-desportivos e as brincadeiras adaptadas podem ser utilizados como facilitadores do ensino, pois possibilitam adequar as atividades à vivência motora dos alunos. Proporciona-se, assim, maior motivação na prática, facilitando o aprendizado, envolvendo um grande número de crianças. A pretensão, nesta fase da formação esportiva, não é levar em conta os níveis físico e técnico-tático, mas propiciar a aprendizagem das regras básicas de diferentes modalidades, bem como utilizá-lo como alternativa educacional, integrando e desenvolvendo o gosto dos participantes para a prática esportiva. Nesse momento da formação esportiva, é importante que os alunos aprendam posturas básicas, realizando os movimentos diversas vezes, com variações e de forma global, desenvolvendo os pré-requisitos para a especificidade da fase posterior.

 

11 e 12 anos - Esporte 1

Os alunos optam por uma única modalidade, em que se dará sequência em Esporte 1, 2 e 3. Para o desenvolvimento da técnica, tática e regras. Para essa fase, é incentivada a participação em torneios esportivos locais.

Essa é a primeira fase da formação específica da modalidade escolhida. Assim, é o momento de desenvolver as habilidades motoras especializadas, tendo como base as habilidades fundamentais e as capacidades coordenativas desenvolvidas anteriormente.

 

13 e 14 anos - Esporte 2 

Nesta fase acontece o aperfeiçoamento (estágio autônomo) na modalidade específica desenvolvida na fase anterior. Com o refinamento das combinações das habilidades motoras. Introduzindo movimentos mais complexos, com maior exigência técnica e física.

Para adolescentes de 13 e 14 anos, o trabalho técnico é mais detalhado, pois os alunos já têm conhecimentos gerais sobre os movimentos. Assim, a concentração, o esforço e a busca pela excelência de cada um são outras questões que podem ser trabalhadas.

 

15 a 17 anos - Esporte 3

A fase Esporte 3 é a última fase do programa, então é importante que os alunos consolidem competências que contribuirão para a sua continuidade na prática esportiva de forma crítica e autônoma.

A prática de jogos adaptados ou reduzidos, a partir de situações vivenciadas pelos alunos, provocando iniciativa, imaginação e reflexão, podem favorecer a aquisição de um saber adaptado às situações causadas pela imprevisibilidade do jogo.

As combinações de jogo contidas na tática por intermédio dos jogos condicionados, voltados para o todo, nos quais as relações das partes são fundamentais para a compreensão do jogo, facilitam o processo de aprendizagem da técnica. Nesse tipo de aula, o jogo é decomposto em unidades funcionais sistemáticas nas quais os princípios do jogo regulam a aprendizagem. As ações técnicas são desenvolvidas com base nas ações táticas, de forma orientada e provocada. As atividades devem promover nos alunos a cooperação com seus companheiros, a integração ao coletivo e a oposição aos adversários. Devem mostrar ao aprendiz as possibilidades de percepção da situação de jogo, contribuindo para a sua tomada de decisão, ao elaborar uma solução que resolva os problemas que surgem com respostas motoras mais rápidas diante das atividades dos companheiros e adversários.

 

 


 

Acesso ao SESI-SP

Acompanhante de aluno com idade igual ou menor a 10 anos

Nas unidades do SESI-SP o acesso de crianças com idade igual ou menor a 10 anos, deve acontecer obrigatoriamente com a presença de um responsável legal ou adulto maior de 18 anos (indicado pelos responsáveis legais), conforme procedimento padrão para acompanhantes sem a carteirinha de associado.

 

 

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