O que está buscando?

Programa Atleta do Futuro

O programa Atleta do Futuro, com 30 anos de história, promove formação e cultura esportiva. Tudo oferecido gratuitamente para crianças e jovens de 6 a 17 anos. A proposta é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo SESI-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Ao promover formação esportiva, o SESI-SP permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária. Ao difundir a cultura esportiva, a instituição permite que o aluno desenvolva uma relação na qual o esporte faça parte de sua vida, seja como praticante, espectador ou profissional.

GRADE DE AULAS 2024

POLO AQUÁTICO

TURMA
IDADE
DIA DA SEMANA
HORÁRIO
06 a 08 anos Segunda e Quarta 16h às 17h
Multiesportiva 2 06 a 08 anos Segunda e Quarta 17h às 18h
Multiesportiva 3 06 a 08 anos Terça e Quinta 16h às 17h
Multiesportiva 4 06 a 08 anos Terça e Quinta 17h às 18h
Iniciação Pré-Desportiva 1 09 a 10 anos Segunda e Quarta 18h às 19h
Iniciação Pré-Desportiva 2 09 a 10 anos Segunda e Quarta 19h às 20h
Esporte 1 11 a 12 anos Terça e Quinta 18h às 19h
Esporte 2 e 3 13 a 17 anos Terça e Quinta 19h às 20h

 

FUTSAL

TURMA
IDADE
DIA DA SEMANA
HORÁRIO
06 a 08 anos Segunda e Quarta 17h às 18h
Iniciação Pré-Desportiva 09 a 10 anos Segunda e Quarta 16h às 17h
Esporte 1 11 a 12 anos Segunda e Quarta 18h às 19h
Esporte 2 e 3 13 a 17 anos Segunda e Quarta 19h às 20h

 

VÔLEI

TURMA
IDADE
DIA DA SEMANA
HORÁRIO
06 a 08 anos Terça e Quinta 17h às 18h
Iniciação Pré-Desportiva 09 a 10 anos Terça e Quinta 16h às 17h
Esporte 1 11 a 12 anos Terça e Quinta 18h às 19h
Esporte 2 e 3 13 a 17 anos Terça e Quinta 20h às 21h

 

 

  • Aulas e eventos: planejadas com conteúdo esportivo adequado a cada faixa etária e às diferentes modalidades esportivas oferecidas.
  • Marcadores Sociais no Esporte: Durante as aulas, são abordados aspectos ou questões que marcam as diferenças no cotidiano dos membros de cada turma. Temas como a variação de habilidades motoras, gênero, raça, realidade socioeconômica, altura, etnia e peso podem surgir espontaneamente durante as aulas e discussões. Caberá ao professor realizar essa mediação, para que o aluno aprenda a conviver com a diferença sem o preconceito.
  • Participação da família: As famílias também são envolvidas no programa por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno.

 

Público: a partir de 6 a 17 anos

  • Estudantes e usuários do SESI
  • Filhos de beneficiários das indústrias
  • Comunidade em geral

Por meio de atividades lúdicas, as crianças começam a desenvolver habilidades motoras fundamentais e capacidades coordenativas bem como despertam o prazer pela prática esportiva.

Começam a ser iniciados os conceitos e fundamentos básicos de diversas modalidades esportivas, com o desenvolvimento de atividades e jogos adaptados e pré-desportivos.

Iniciação específica em uma modalidade esportiva, abordando seus princípios e fundamentos básicos.

Aprofundamento técnico, tático e nas regras da modalidade específica.

Aprofundamento técnico, tático e nas regras da modalidade específica.

 

LINHA DO TEMPO

Foi estruturado um novo “marco lógico” do programa, ressaltando a Formação e a Cultura Esportiva, com um novo Sistema de Avaliação que reforça a participação da família, seguindo o que há de mais moderno e inovador em programas com viés social. Houve a implantação do sistema de dados e gestão do programa em ambiente online, com ações técnicas e administrativas ao alcance de todos.

Novas parcerias com prefeituras e com empresas contribuem para a expansão do programa.

Ampliação de parcerias no Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, prosseguimento da divulgação do conhecimento adquirido com a consolidação do programa em São Paulo e entrega de cadernos didáticos desenvolvidos pelo Sesi-SP para auxiliar as práticas.

Processo de disseminação do programa para o Sesi dos demais estados do Brasil. Três mil professores de todo o país são capacitados para desenvolver a metodologia.

Período de remodelação da metodologia sob a orientação de profissionais da Unesp. Nome muda para “Programa Sesi Atleta do Futuro”.

Iniciativa pioneira tem início no Sesi-SP. Na época, com o nome de “Projeto Atleta do ano 2000”, a partir de parceria com Unicamp. Em 1996, iniciou as parcerias com prefeituras, empresas e associações, que passa a se chamar “Projeto Atleta do Futuro”.

 

Leia também