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Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental

A proposta pedagógica para o ensino fundamental na rede escolar SESI-SP está voltada para uma concepção de educação que engloba o ensino, a aprendizagem e a pesquisa, por meio de uma abordagem sociointeracionista que entende a relação do meio social com o sujeito como determinantes para o indivíduo aprender e construir conhecimentos sobre si e a sua realidade.

Dessa forma, as práticas pedagógicas são mediadas pelas relações que se estabelecem entre professor e estudante, entre os estudantes, entre eles e o conhecimento.

As aulas são planejadas de acordo com os princípios, fundamentos e pressupostos do Referencial Curricular e, também, com base no material didático próprios.

Esse material, elaborado por equipe técnica própria, contempla sugestões de professores e gestores das unidades escolares, além das atuais tendências educativas, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas para o sujeito que vive no século XXI.  

A organização curricular da rede escolar SESI-SP está pautada no ensino por área de conhecimento. Os Projetos Didáticos, desenvolvidos nas séries iniciais, e o Eixo Integrador, presentes a partir do 6º ano, contribuem para o trabalho interdisciplinar, fator que estimula a participação e o gosto pelos estudos, pois estão sempre dialogando sobre o que sabem e o que está sendo aprendido, tornando a aprendizagem significativa. 

                                       

  O EIXO INTEGRADOR no Ensino Fundamental II

A partir de 2017, o SESI-SP incorporou ao currículo dos estudantes do Ensino Fundamental II - o "Eixo Integrador".

O objetivo do Eixo Integrador é desenvolver os conhecimentos que são trabalhados nos componentes curriculares de uma forma interdisciplinar, integrada à área de conhecimento. Assim, os estudantes têm a oportuni­dade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos aprendidos e experiências vividas, numa perspectiva de diálogo e interação, para a solução de desafios propostos.

Desse modo, nos ensinos fundamental e médio, os eixos integradores são introduzidos em cada área de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. E apresentam os principais objetivos:

  • Acrescentar conhecimentos à vida e à forma­ção dos estudantes para além daqueles já pre­vistos nos componentes curriculares;
  • Elaborar uma metodologia de trabalho que possibilite o estabelecimento do trabalho por área de conhecimento, de forma gradativa;
  • Incentivar a autonomia da equipe escolar, a des­peito das orientações e dos temas já instituídos;
  • Preparar os estudantes e professores para se­rem parte de uma equipe de alto desempenho.

 

                                                 

 

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