O que está buscando?

Barretos é celeiro de talentos para equipes de polo aquático do Sesi-SP

Atleta da unidade foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-18

04/05/202314:30- atualizado às 14:34 em 04/05/2023

Desde a retomada das atividades esportivas, o Sesi Barretos vem popularizando o polo aquático e formando crianças e adolescentes para competições estaduais e nacionais. É o caso de Maria Eduarda Miron, que foi medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-18 da modalidade.

A competição aconteceu entre os dias 20 e 23 de abril, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo. Maria Eduarda integrou a equipe do Sesi Ribeirão Preto. 

Da safra de novos talentos formados por Barretos, Pedro Miron estreia nos campeonatos Paulista e Brasileiro, jogando pela equipe de rendimento sub-14 do Sesi Ribeirão Preto. O atleta vai competir durante todo o ano de 2023 com o time. 

No Sesi Barretos, o Programa Atleta do Futuro, que promove a formação e a disseminação da cultura esportiva, de forma gratuita, para crianças de adolescentes de 6 a 17 anos, conta com 150 alunos nas turmas de Polo Aquático. 

Já o Treinamento Esportivo, que é um programa que detecta, seleciona e promove talentos esportivos possibilitando que os alunos desenvolvam ao máximo suas potencialidades, já possui 50 atletas na unidade.

“Os programas se complementam, já que um promove a iniciação do aluno dentro do esporte e o outro desenvolve uma ação de formação e aprimoramento esportivo”, explica o técnico do Sesi Barretos, João Paulo Santos da Cruz.

Em 2023, o Sesi-SP ampliou sua atuação e passou a dar mais oportunidade aos atletas do Estado. O time da indústria agora tem três grupos em três cidades paulistas, com equipes em todas as categorias, da base até o rendimento esportivo em competições estaduais e nacionais.

Além da equipe do Sesi Vila Leopoldina, representante atual das cores da indústria no cenário do polo aquático, Sesi Jundiaí e Sesi Ribeirão Preto passam a ter suas próprias equipes competitivas, comissões técnicas e todas as condições de treinamento. Assim como acontece na capital paulista, as equipes do interior paulista serão formadas por uma mescla de atletas adulto e atletas mais jovens.

O Sesi Barretos já possui quatro atletas federados e aptos a participar das competições estaduais e nacionais. Isabelli dos Reis Caroni e Lorena Gonçalves Ferreira Turcato, que competiram no Brasileiro Sub-14, e Maria Eduarda e Pedro Miron. 

“Hoje, todos os atletas que são formados por nós são encaminhados para o Sesi Ribeirão Preto, unidade mais próxima. Estamos focados e trabalhando forte para que Barretos possa ter sua própria equipe de rendimento para participar das competições” finaliza João Paulo.

Leia também