O que está buscando?

Avaliação no Ensino Médio

 

A avaliação, nas unidades da rede SESI-SP, ocorre durante todo processo de ensino e aprendizagem em diferentes momentos com vários procedimentos. Independentemente da modalidade de ensino, são realizados os seguintes tipos de avaliação*: 

  • Diagnóstica – tem como objetivo identificar as hipóteses e os conhecimentos dos estudantes sobre o que será ensinado. Por meio dessa avaliação, o professor busca conhecer o grau de apropriação dos estudantes sobre o que será estudado, antes de iniciar um novo conteúdo, uma nova unidade, uma nova etapa etc. Nessa avaliação não há atribuição de notas ou menções.
  • Formativa – Ocorre em todo o processo de ensino e aprendizagem e é destinada à regulação da aprendizagem. Por meio dela, o professor, com base nos dados que vão sendo obtidos, repensa e redireciona sua ação, e o estudante, ao tomar ciência de seus avanços e de suas dificuldades, busca melhorar suas aprendizagens, a partir do feedback dado pelo professor.
  • Classificatória – O objetivo dessa avaliação é analisar o desempenho dos estudantes e traduzir essa análise em notas ou menções. É utilizada ao final de uma etapa ou de um ano letivo. Por meio dela, o professor toma decisão com relação à aprovação e à reprovação dos estudantes, classificando-os. A informação obtida com a avaliação formativa é fundamental para a tomada de decisão na avaliação somativa/classificatória, seja no momento de atribuição de notas no final da etapa, seja na decisão sobre a classificação final do estudante.

 

*Referencial Curricular do Sistema SESI-SP, 2016, p. 53-55

 

Leia também