O que está buscando?

Edital de Chamamento do Sesi-SP selecionará projetos para a programação cultural de 2022

Instituição receberá propostas nas linguagens de música, artes cênicas e artes visuais

 Por: Sesi São Paulo
19/10/202111:31- atualizado às 11:31 em 19/10/2021

Depois de um período suspenso, em razão da pandemia de covid-19, o Edital de Chamamento de Projetos Culturais do Sesi-SP volta com força total para selecionar atividades que irão compor a programação artística da entidade do próximo ano.  

A partir desta terça-feira, 19/10, os interessados poderão enviar projetos que contemplem atividades artísticas como: espetáculos de artes cênicas, exposições de artes visuais, arte digital e apresentações musicais que vão envolver o público em 2022. Os proponentes (produtores, companhias, grupos e artistas) devem inscrever suas propostas de 19 de outubro a 19 de novembro de 2021, exclusivamente pelo Sistema de Captação de Projetos Culturais. 

A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2022.  

Reconhecido por seu papel de formação de novos públicos em artes, difusão e acesso aos projetos de forma gratuita, o Sesi-SP fomenta e desenvolve o mercado cultural de São Paulo e do país. A cada ano, mais de 2 milhões de pessoas participam gratuitamente das atividades culturais promovidas pela entidade.  

Os selecionados no Edital de Chamamento 2022 irão se apresentar ou expor seus trabalhos em unidades do Sesi-SP localizadas no interior, capital, litoral e grande São Paulo e no Centro Cultural Fiesp, espaço dedicado às artes no prédio sede da instituição na Avenida Paulista.  

Os interessados deverão analisar as especificações dos editais para cada uma das linguagens e suas modalidades. Todos os detalhes, informações e requisitos de quem pode participar da seleção estão disponíveis para consulta na página de Editais.

A linguagem Música, abrange os mais diversos gêneros musicais e diferentes formações, os artistas brasileiros ou estrangeiros terão a oportunidade de participar de grandes shows, em espaços abertos, ou nos teatros do SESI em todo Estado, além de projetos específicos, desenvolvidos no Centro Cultural Fiesp. São 2 editais: 

O Edital SESI Música Erudita: selecionará projetos que contemplem o vasto universo da música erudita, seus diferentes períodos da história da música, suas raízes e tendências contemporâneas, bem como vários gêneros e formações.  

O Edital SESI Música Popular: serão captadas propostas que contemplem formações instrumentais ou vocais nos formatos solo, duo, grupos, bandas nos mais variados estilos musicais, constituídos por obras inéditas e/ou não inéditas. 

 

Na área de Artes Cênicas são 3 editais. O, primeiro, Edital Produções Inéditas - Teatro do Sesi - Centro Cultural Fiesp escolherá os espetáculos que farão estreia e temporada no Teatro do Sesi, do Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista.  

Edital Viagem Teatral - Montagem de Espetáculos Inéditos selecionará espetáculos inéditos para estreia e circulação nos Teatros do Sesi-SP localizados no interior do estado. Este edital, direcionado para grupos e artistas do interior, litoral e região metropolitana da capital do estado, tem por objetivo incentivar a produção descentralizada. 

Por fim, o Edital Viagem Teatral - Espetáculos Não Inéditos visa a circulação de espetáculos pelos teatros do Sesi no interior de estado de São Paulo e está direcionado para produções não inéditas (que já realizaram estreia) de todo o país.  

Em todos os editais poderão ser contemplados espetáculos de teatro, dança, circo, teatro performativo, teatro de bonecos e formas animadas, ou ainda outras propostas artísticas dentro do universo das artes da cena, destinados ao público, adulto, infantil ou infantojuvenil. 

Os editais para Artes Visuais abrangem diferentes expressões, como pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, vídeo e novas tecnologias. As exposições podem ser individuais ou coletivas. 

As obras de artistas nacionais ou estrangeiros podem ser inéditas ou não inéditas, incluindo site-specific (criadas especificamente para os espaços do Sesi-SP), ou ainda obras oriundas de coleções de artistas, museus e colecionadores. 

Os selecionados poderão ocupar desde os espaços expositivos do Centro Cultural Fiesp (Galeria de Arte Digital, Galeria de Fotos e Espaço de Exposições), como os Espaços Galeria, localizados nos foyers dos teatros do Sesi-SP nas unidades de Campinas, Itapetininga e São José do Rio Preto. 

Edital de Chamamento de Projetos Culturais 2022 

Período de inscrição: De 19/10 até 19/11/2021. 

Produtores, companhias, grupos e artistas devem inscrever seus projetos exclusivamente pelo Sistema de Captação de Projetos Culturais.

Informações e requisitos para participar da seleção, acesse aqui

Divulgação do resultado: 10 de janeiro de 2022

 

Leia também