O que está buscando?

Ginástica laboral online é a nova proposta do SESI-SP às empresas

Essa possibilidade de atendimento pode fazer grande diferença na produtividade e na disposição do colaborador

 Por: SESI São Paulo
07/07/202017:28- atualizado às 19:31 em 12/03/2021

Neste período de pandemia e isolamento social, a atividade física se tornou ainda mais fundamental para o bem-estar físico e mental das pessoas. Pensando na rotina diária e saúde dos trabalhadores que estão atuando in loco ou home office, os profissionais do SESI-SP prepararam uma nova proposta de atendimento para garantir melhoria na qualidade de vida para os colaboradores e, consequentemente, na produtividade das empresas: o Ginástica na Empresa, na modalidade online.

“Criamos esse novo modelo para atender as necessidades da empresa durante esse período de isolamento social, seguindo as orientações do Conselho Regional de Educação Física (CREF), até o fim deste ano. É indicado para todos os setores, inclusive para os colaboradores que atuam na área administrativa e que estão em home office, onde provavelmente as condições de ergonomia podem não ser tão adequadas”, explica o coordenador de relações com a indústria e comunidade do SESI-SP, Gustavo Henrique Nakagava.

As aulas têm duração de 8 a 12 minutos adaptadas ao ambiente, tempo, pausas e condições de trabalho da empresa. Todas as atividades são de baixa intensidade e acompanhadas por professores do SESI-SP que possuem registro no CREF. Nossos profissionais ficam atentos à execução de cada exercício com objetivo de fornecer dicas de posicionamento do corpo, quantidade e as formas de realizar cada atividade.

 

Ambientes de trabalho mais saudáveis são mais produtivos

A qualidade de vida dos trabalhadores está diretamente atrelada à produtividade da empresa. Com isso, os profissionais tendem a ter menos dias de afastamento no trabalho, o que impacta indiretamente nas receitas da empresa e diretamente nos gastos com folha de pagamento e planos de saúde. 

A proposta desse atendimento pode ser um grande aliado na prevenção e ajuda no tratamento de doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros: as lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Dados do Ministério da Saúde, por meio do estudo Saúde Brasil 2018, mostra que entre os anos de 2007 e 2016, mais de 67 mil casos de LER/Dort foram comunicados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Essas enfermidades tiveram um aumento de 184% neste período.

Qualidade de vida para o trabalhador

A ginástica laboral do SESI, reconhecida como melhor programa do país pelo Prêmio Marca Brasil 2019, propicia benefícios como:

- Melhor disposição;

- Correção postural;

- Desenvolvimento da consciência corporal;

- Sensação de bem-estar físico e mental;

- Incentivo à prática de atividades físicas, reduzindo o sedentarismo;

- Fortalecimento das relações interpessoais.

 

Qual o melhor plano de aula para sua empresa?

Os profissionais do SESI-SP realizam uma avaliação diagnóstica para definir o melhor plano de aula para cada empresa. A ginástica laboral pode ser realizada antes, durante ou após a jornada de trabalho, dependendo dos objetivos e das funções dos colaboradores:

– Preparatório ou de Aquecimento: treinos que visam o aumento de circulação sanguínea, frequência respiratória para melhora da oxigenação muscular e tecidual. É ideal para o início da jornada de trabalho.

– Compensatório ou de Pausa: exercícios de respiração, postura e alongamento, como modo de compensar os esforços repetitivos, tensão muscular e má postura relacionada ao trabalho.

– Relaxamento: indicado para o fim do expediente, a ginástica tem o intuito de suavizar o ritmo de trabalho e, com isso, contribui para oxigenar músculos envolvidos nas tarefas profissionais diárias, reduzindo a fadiga e aliviando o cansaço.

O SESI dispõe de uma plataforma online para gestão do serviço que o acompanhamento dos trabalhadores e dos indicadores alinhados com os objetivos da empresa.

Além das certificações e premiações do programa, o coordenador Gustavo aponta outros diferenciais do serviço como a qualidade e capacitação técnica dos profissionais do SESI-SP e a supervisão das equipes que mantém o acompanhamento e contato direto com as empresas. “Outro diferencial é que as empresas que aderem a ginástica laboral têm o benefício de oferecer aos seus colaboradores o Plano Empresarial Básico a custo zero, reforçando nosso compromisso com a qualidade de vida na sua mais ampla forma”, afirma Gustavo.

 

Temos uma proposta na medida para a sua empresa.

Entre em contato!

Leia também